Banner Trairi

HISTÓRICO RESUMIDO DA APRODART

Fundada à 12 de fevereiro de 2006, conforme consta nos registros do seu Estatuto Social e no Livro de Ata, com sede no distrito de Mundaú (Trairi – CE) e Fórum Jurídico na Comarca de Trairi, esta Associação vem ao longo dos anos procurando organizar os moradores da referida comunidade em assembléias públicas junto com outras associações congêneres para discutir e defender seus interesses e reivindicações junto aos poderes públicos constituídos. Com esta ação tem visado à execução das medidas sociais que lhes assegurem a satisfação de suas necessidades coletivas fundamentais de modo a garantir uma melhor qualidade de vida para todos da comunidade. Tem incentivado e presidido debates e fóruns de discussão no âmbito da educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, geração de trabalho e renda, esporte e lazer, dentre tantas outras pautas. Tem agendado reunião com o poder executivo municipal para tratar de problemas relacionados com a comunidade de Mundaú.
A Associação também tem apoiado a execução de pequenas iniciativas populares, tais como: a realização de festivais de música com o objetivo de enaltecer o trabalho e a sensibilidade dos artistas locais e regionais do Município de Trairi e circunvizinhanças; torneios de futebol para valorização dessa prática esportiva e ocupação de crianças e jovens adolescentes expostos aos riscos sociais; gincanas e passeatas escolares que visam potencializar o senso de proteção ambiental e de higiene pessoal e coletiva, dentre outras ações.
A Associação tem elaborado e buscado apoio para a execução de alguns projetos de grande impacto social visando o desenvolvimento local da comunidade de Mundaú, tendo em vista o melhoramento de seu IDH, conforme indicadores internacionais propostos pela ONU. Procura atuar em diferentes âmbitos: educativo, desportivo, artístico-cultural, porém, não tem conseguido até o momento captar recursos substanciais do poder público nas três esferas administrativas, dentre outras razões, por carecer do Título de Utilidade Pública Estadual e Utilidade Pública Federal, ainda que possua tão somente o de Utilidade Pública Municipal. O Poder Executivo Municipal sempre se abstém de contribuir/patrocinar os projetos desta Associação por que alega falta de recursos financeiros.

0 comentários: