Fundada à 12 de fevereiro de 2006, conforme consta nos registros do seu Estatuto Social e no Livro de Ata, com sede no distrito de Mundaú (Trairi – CE) e Fórum Jurídico na Comarca de Trairi, esta Associação vem ao longo dos anos, de lá para cá, procurando organizar os moradores da referida comunidade em assembléias públicas junto com outras associações congêneres para discutir e defender seus interesses e reivindicações junto aos poderes públicos constituídos. Com esta ação tem visado à execução das medidas sociais que lhes assegurem a satisfação de suas necessidades coletivas fundamentais de modo a garantir uma melhor qualidade de vida para todos da comunidade. Tem incentivado e presidido debates coletivos, rodas de conversas, audiências públicas e fóruns de discussão social no âmbito da educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, geração de trabalho e renda, esporte e lazer, dentre tantas outras pautas. Tem agendado reunião com os Poderes Executivo e/ou Legislativo Municipal e/ou Estadual para tratar de problemas relacionados com a comunidade de Mundaú.
A Associação também tem apoiado a execução de pequenas iniciativas populares, tais como:
- A realização de quatro edições do festival da música intitulado “FESTMUND”, com o objetivo de enaltecer, valorizar e divulgar o trabalho e a sensibilidade dos artistas amadores ou profissionais locais e regionais do Município de Trairi e circunvizinhanças;
- Torneios de futebol para valorização dessa prática esportiva e ocupação da criançada e de jovens adolescentes para desenvolver neles o espírito competitivo salutar, com base em atividades que desenvolvam a solidariedade humana, a ética e a cidadania, afastando-os ainda da exposição aos riscos sociais inerentes à área litorânea;
- Gincanas e passeatas escolares que visam potencializar o senso de proteção ambiental e de higiene pessoal e coletiva, dentre outras ações.
- A realização de atividades anuais relacionadas com a religiosidade da população local, tais como: Pastoril no Natal, Paixão de Cristo durante a Semana Santa, Coroação de Maria durante o mês de maio e festa do Padroeiro no mês de setembro.
- A realização do Circuito de Velas (Regata Ambiental de Canoas) na praia de Mundaú, no mês de setembro, que procura engajar as populações das comunidades vizinhas, tanto do mesmo município (Trairi) quanto do município vizinho (Itapipoca).
- Tem promovido pequenos festivais juninos, em âmbito local, com quadrilhas escolares e de grupos de rua, durante os meses de junho e julho, sem muita expressividade, por falta de recursos financeiros e de apoio do poder Público em geral, mas com um forte sentimento de conservação da identidade cultural das pessoas envolvidas.
A Associação tem elaborado e buscado apoio para a execução de alguns projetos de grande impacto social visando o desenvolvimento local da comunidade de Mundaú, tendo em vista o melhoramento de seu IDH, conforme indicadores internacionais propostos pela ONU. Procura atuar em diferentes âmbitos: educativo, desportivo, artístico-cultural, porém, não tem conseguido até o momento captar recursos substanciais do poder público nas três esferas administrativas, dentre outras razões, por carecer do Título de Utilidade Pública Estadual e Utilidade Pública Federal, ainda que possua tão somente o de Utilidade Pública Municipal. O Poder Executivo Municipal sempre se abstém de contribuir/patrocinar os projetos desta Associação porque alega falta de recursos financeiros disponíveis para isto.
Ciente e de acordo:
J. Gilberto G. Nunes
Diretor-Presidente da APRODART
0 comentários:
Postar um comentário